Um currículo brilhante

currículo-brilhante.pngSaiba como fazer um texto objetivo, atraente, que exponha seu histórico e mostre seus resultados: .
.
1) IDENTIFICAÇÃO:
Nome, endereço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e nº de filhos. Utilize sempre o verbo na primeira pessoa do singular.

2) FOCO: Cargo e área de atuação. Defina o cargo que deseja ocupar na empresa antes de enviar o currículo; Apresente-se para seu futuro chefe com uma “carta de apresentação”, contendo no máximo 20 linhas com as seguintes informações: quem sou, o que quero e o que realizei na carreira, finalizando com um pedido para entrevista.

3) PRATICIDADE: Mande somente o currículo, sem capa, sem pasta, no máximo um envelope, mas se possível via Internet. Com letras simples, ex.: Arial ou Times, tamanho entre 11 e 14, com espaços normais. Use frases curtas para contar sua trajetória profissional. Informe somente os cursos que serão importantes para a vaga pretendida. Atualize periodicamente seu currículo, para evitar a correria e esquecimento de última hora. Não escreva sobre suas aspirações financeiras.

4) CAPACIDADE: Apresente sinteticamente as competências desenvolvidas ao longo de sua carreira, sem esquecer alguma. Cite em ordem decrescente as empresas em que trabalhou, enfatizando o detalhamento das funções desempenhadas. O currículo deve conter sua graduação –preferencialmente faculdade-, ou ainda, uma pós-graduação quando sua universidade não é de renome. Cite outros idiomas somente se falar fluente e suas experiências internacionais (cursos, trabalhos, etc), lembre: férias no exterior não valem como experiência. Não minta sobre cursos ou instituições que não cursou – é corte na certa!

5) HOBBIES: Somente cite caso pratique algum esporte, leitura, algo de interesse para a vaga, pois caso contrário é dispensável a divulgação (este item deve estar em “informações adicionais)”.

Mais algumas dicas super importantes:

  • Não copie currículos pré-fabricados. Apenas consulte-os para referência. Evite ser apenas “mais um”;
  • Imprima o documento em folha branca e use fonte na cor preta. Isso facilita a leitura;
  • Não use papéis extravagantes. Prefira papel liso e em formato A4;
  • Não imprima no formato paisagem, pois não é conveniente que o empregador vire o seu currículo para ler, especialmente se ele estiver anexado a outros;
  • Ao entregar o currículo, forneça sempre os originais. Xerox causa má impressão;
  • Utilize fontes claras, legíveis e tamanho adequado. Arial,Times New Roman são boas opções tamanhos 11 ou 12;
  • Nada de enfeites excessivos. Desenhos e ilustrações devem ser evitados. Caso opte por utilizar uma cor além do preto, limite-se a apenas uma;
  • Dispense o uso de envelope. Muitas empresas não utilizam, por isso, é muito provável que venha a ser um esforço desperdiçado.

FONTE: Priscilla Sipans, Guia Prático para Fazer Currículo, Editora On line

.

.