Curso "Gerenciamento e Liderança de Produção"

A Coordenação de Excelência na Produção – Motivar, Incentivar, Planejar, Organizar, Comandar e Controlar na gestão dos processos e pessoas para atingirem metas e resultados por meio da equipe. Este curso vem oportunizar aos tomadores de decisão uma metodologia simples e prática de como executar seu papel e funções na liderança e administração do seu setor e fábrica.

PÚBLICO ALVO:
Líderes de setores, Supervisores, Coordenadores, Gerentes, Encarregados, PCP, Manutenção, Instalação, Controle de Qualidade, Controle de Estoques e Almoxarifado, Compras, PCP, Qualidade, Engenharia Industrial e Colaboradores com Potencial no desenvolvimento das habilidades de liderança e administração da produção.

OBJETIVOS:
1. Administrar, liderar e gerenciar a equipe para aumento da produtividade e qualidade fábrica, conhecendo os conceitos de produtividade e qualidade atrelados aos indicadores de resultados da equipe e do processo produtivo;
2. Tomar decisões com dados e fatos, envolver os colaboradores “vender o peixe” e se certificar da participação dos recursos humanos na administração dos recursos produtivos disponíveis (máquinas, materiais, métodos, medição e meio ambiente), voltando-os para a obtenção de resultados na fábrica;
3. Trabalhar com indicadores de produtividade e qualidade, dimensionando os recursos disponíveis e resultados obtidos, podendo agir sobre eles dentro de um espírito de obter sempre mais com menos recursos materiais – hora homem e hora máquina.
4. Aplicar as melhores técnicas para redução do lead-time fabril e liderança com responsabilidade direcionada (como aproveitar o potencial humano “talentos” disponível).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I:
. Líder e gerente da fábrica como amortecedor na linha de comando e envolvimento da equipe;
. A comunicação, postura e posicionamento do líder com foco nos recursos de produção;
. Liderar X Administrar com foco nos resultados – A função e o papel do líder e gerenciamento da produção;
. Coordenação, organização, planejamento, controle e cooperação por meio de indicadores;
. Planejamento e estratégia p/aumento da Produtividade e Qualidade Fábrica;
. Tomada de decisão, ferramentas a serem utilizadas no dia a dia;
. Conceitos da qualidade na fábrica e sua aplicabilidade prática no dia a dia – medir e atuar para melhorias “kaizen”;
. Ferramentas para melhorar e aperfeiçoar a qualidade – kaizen fábrica;

MÓDULO II:
. Procedimentos para medição, controle e gerenciamento por meio da equipe;
. Avaliação da fábrica por meio do índice de utilização de maquina, homem e método;
. Medição da Capacidade de Produção versus capacidade efetiva e análise da eficiência do processo;
. Recursos de produção: tempo disponíveis X Perdas e restrições ao processo produtivo.
. Indicadores de produtividade e qualidade fabril;
. Gestão dos recursos de produção, menor desperdícios de tempo e materiais;
. Lead-time fábrica, planejamento, programação e controle.

INSTRUTOR:
Consultor Luque, Economista, Especialista em Administração Estratégica, Pós-Graduado em Engenharia de Produção pela UFSC, Formação em Green Belt – Seis Sigma e Lean Manufacturing pela RL Associados e Coaching Clinic® com Certificação Internacional pela Corporate Coach U. Atua como Consultor e Instrutor empresarial há mais de 25 anos nas áreas de Gestão, Estratégia, Produtividade, Qualidade, Vendas e Custos sempre com forte ação em Gestão de Processos para melhorias, redução de custos, aumento da competitividade e Gestão de Pessoas para desenvolvimento de equipes e gestores.

Os participantes receberão: Apostila, Coffee-Break e Certificado de Conclusão.