10 erros em uma entrevista de emprego

1 – CHEGAR ATRASADO
Demonstra que o candidato não está dando o devido valor à entrevista.

2 – USAR ROUPAS INFORMAIS DEMAIS
É preciso escolher a roupa e adequar o vestuário a cada tipo de empresa. Jamais vá para a entrevista de chinelo, regata, roupa decotada, barriga aparecendo, saia curta ou short.

3 – NÃO SABER NADA SOBRE A EMPRESA OU O SETOR
Tem mais chance de sucesso o candidato que sabe se posicionar na entrevista porque domina o assunto trabalho. Informação nunca é demais.

4 – EXPRESSAR-SE MAU COM GÍRIAS E FRASES SEM SENTIDO
O linguajar é um detalhe importante, dependendo das expressões utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal é responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor suas idéias com tranqüilidade.

5 – MENTIR SOBRE SUAS QUALIFICAÇÕES
Ao ser contratado, é preciso ter claro que convenceu o recrutador de possuir determinadas competências. Ao mentir, não só estará provando que não as tem como atestará sua falta de caráter ao faltar com a verdade.

6 – FALAR MAL DO EMPREGO OU DO CHEFE ANTERIOR
Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais fale mal deles na entrevista de emprego. Essa atitude é vista com maus olhos por 99,9% dos recrutadores.

7 – DISPUTAR ESPAÇO COM O ENTREVISTADOR
Para disfarçar o nervosismo, tem muita gente que acaba partindo para o ataque e disputando espaço com o recrutador durante a entrevista. Espere, escute e aí sim, faça suas considerações, sempre com humildade.

8 – VANGLORIAR-SE DAS SUAS CONQUISTAS PESSOAIS
Na hora de ‘vender seu peixe’ coloque o ego de lado e não em primeiro lugar. O discurso não pode estar recheado de “eu fiz”; “eu consegui”; “eu conquistei”; e “eu realizei”. Quando você coloca todas as conquistas em primeira pessoa pode soar presunçoso para o entrevistador.

9 – NÃO PERGUNTAR NADA DURANTE A ENTREVISTA
Não é porque você está fazendo uma entrevista que sua participação na conversa deve se limitar a responder o que o entrevistador pergunta. Caso o recrutador não mencione, é sua obrigação perguntar detalhes sobre a rotina de trabalho e benefícios.

10 – DEMONSTRAR DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL
O desequilíbrio emocional demonstrado pela insegurança e o nervosismo pode dizer ao recrutador que você não está pronto para assumir uma grande responsabilidade. Por isso, evite cometer erros como: levar um acompanhante para esperá-lo após a entrevista, inflar seu discurso com comentários negativos ou colocar-se em uma posição de vítima frente adversidades.